domingo, 1 de janeiro de 2012

GOSHIN JITSU


DO AIKIJUTSU AO GOSHIN JITSU
A história de Shiro Saigo e o início do Goshin Jitsu



Shiro Saigo - Sugata Sanshiro
Em 1883, na escola Tenshin Shin’yo-ryu, um jovem chamou a atenção do criador do judô Jigoro Kano. O nome do praticante era Shida Saigo, e tinha sido treinado durante 3 anos por Tanomo Saigo, famoso monge e professor do Oshikiuchi, o antigo nome do aikijutsu.

Jigoro Kano estava neste tempo lutando para construir uma reputação para o seu Kodokan Judô. Vendo como Shida Saigo era habilidoso em combates corpo a corpo, lhe ofereceu um posto de instrutor na Kodokan, na época com apenas 20m². Adiante, quando se casou com a filha de Tanomo Saigo em 1884, Shida se tornou o filho adotivo e herdeiro da família Saigo e, desse modo mudou o seu nome para Shiro Saigo. Saigo foi uma força inspiracional nos primeiros dias da Kodokan. Ele tem sido imortalizado em livros, romances, filmes e até canções como Sugata Sanshiro.






Os Quatro Cavaleiros Celestiais:  Yokoyama, Saigo, Tomita e Yamashita
Em 1886, a Polícia Metropolitana de Tóquio realizou uma competição para escolher o sistema marcial que seria utilizado pela polícia. Representantes de Jujutsu, Kenjutsu e de diversos outros estilos de artes marciais se apresentaram para os combates. Nessa época não havia ainda as regras competitivas, sendo cada combate uma luta total até que um deles não pudesse continuar. Entre outros judocas, Kano enviou seus “Quatro Cavalheiros Celestiais”: Tomita, Yamashita, Yokoyama e Shiro Saigo. Este último enfrentou Entaro Ukiji, um verdadeiro gigante frente ao diminuto Saigo e venceu a luta mostrando 2 marcas registradas suas: primeiro ele sempre conseguia cair em pé, não importando a forma como era arremessado. E segundo, na aplicação do lendário Yama Arashi ("Tempestade das Montanhas"). Este era um golpe que somente Shiro Saigo conseguiu realizar perfeitamente e que segundo alguns autores era derivado do Aikijujutsu. Dos 15 combates disputados, o Kodokan venceu 12 lutas, empatou uma e perdeu 2.




Diante dos resultados, a polícia de Tóquio resolveu adotar o judô como arte marcial e convidou o campeão Saigo para ser o instrutor. Porém era preciso muito tempo para que os policiais tivessem um bom conhecimento do Judô que os possibilitassem ter condições para uma autodefesa. Isto levou à criação de um método simplificado plenamente voltado para defesa pessoal na polícia nipônica, com técnicas de aprendizado rápido e com direcionamento objetivo e prático para autodefesa. O nome escolhido para o método foi GO (cinco, guerra, duro, defesa) SHIN (pessoal, próprio) JITSU (arte), ou seja, arte da defesa pessoal. O tempo foi passando e o Goshin-Jitsu foi deixando de ser uma técnica destinada somente para o aprimoramento técnico marcial dos policiais de Tóquio e se tornou um eficiente método marcial treinado pela elite dos mestres japoneses. Hoje, o termo goshin jitsu significa apenas defesa pessoal, sendo diversos os métodos e estilos assim chamados. Não se deve confundir o Goshin Jitsu com o Kodokan Goshin Jitsu. Este último é um kata de judô criado pelo 8º dan de judo e aikido Kenji Tomiki.



A primeira formação do Kodokan

Kano apontou Shiro Saigo para ser diretor da Kodokan, enquanto ele estava na Europa em 1888. Isto levou a um conflito de lealdade por Saigo, pois ele devia muito ao seu professor original Tanomo Saigo. Por outro lado, Jigoro Kano havia lhe depositado grande confiança. Incapaz de se resolver entre o judô e o aikijutsu, decide abandonar as 2 artes e , até sua morte - 20 anos depois - devotou –se inteiramente ao estudo do Kyujutsu (a arte do arco e flecha), finalmente atingindo o grau de Hanshi (professor mestre).


Nosso grupo, além do aikido, estuda o método Novais de Goshin Jitsu, desenvolvido pelo grande advogado e judoca sergipano Antonio Novais, um eterno apaixonado pela defesa pessoal, tendo sido objeto de reportagens de artes marciais na mídia televisiva nacional e escrita internacional. O professor Novais é ainda o autor de um livro de Defesa Pessoal com o maior número de técnicas já escrito em nível mundial.






Posteriormente, acrescentamos ao nosso currículo o Goshin Jitsu do Mestre Paulo Pinho, vinculado à Confederação Brasileira de Goshin Jitsu. O professor Paulo Pinho é mestre em Capoeira Regional e de Angola, competidor de nivel mundial de boxe e kickboxing ( tendo disputado o título mundial em duas ocasiões), além de faixa roxa de BJJ (Brazilian Jiu Jitsu).





Fontes: Judô Tradicional Goshinjutsukan, Bushido Ryu


Imagens: Divulgação

Se vc gostou desse artigo deve ler também


Manoel Felipe M de Albuquerque- Instrutor
Adora ouvir e contar histórias da vida. No restante do tempo,
 é Med Veterinario, cultiva a felicidade e brinca com seu filho.
Conheça o Goshin-Jitsu/Defesa Pessoal método Novais


2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom,, parabens, oss, esperamos por vcs aqui em Manaus

Walter Santos disse...

Mestre Paulo Pinho é meu professor de Goshin Jitsu, uma arte maravilhosa e fascinante...Oss!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan