sábado, 15 de outubro de 2016

SENSEI ANTONIO NOVAIS

Ao biografar o professor Antônio José Novais Gomes ou como é conhecido no meio das artes marciais Sensei Novais, descobri uma figura ímpar no meio das artes marciais.

Antes de adentrar categoricamente em suas proezas no mundo marcial, é preciso conhecer o homem por trás da faixa preta. Pai de cinco filhos, é casado há 22 anos com Vânia Maria Mendes Novais Gomes, que lhe deu uma caçula encantadora. Em sua casa aconchegante  na Coroa do Meio, gosta de receber os amigos tanto para treinar quanto para prosear! E de suas prosas percebemos seu alto nível cultural, haja vista sua formação em Direito, técnico em agropecuária e sua jornada como músico.

Nascido em 17/10/1951 em Aracaju (SE), iniciou sua carreira ainda rapazinho, após não ter se saído nada bem em uma contenda de rua, contra um homem adulto. Naquela época, a única arte marcial que estava disponível era o JUDÔ. Sensei Novais começou então uma carreira disciplinada e vitoriosa. E, apesar de na ocasião Sergipe ainda não possuir uma Federação de Judô, diversos títulos de campeão sergipano e nordestino foram conquistados. Entretanto, mesmo depois de graduado faixa preta, sempre buscou a defesa pessoal (DP).

Em suas palavras:

“Como judoca, galguei a FAIXA PRETA há mais de 30 anos, entretanto, notei que a nobre arte, bem como as demais artes marciais não visam a defesa pessoal propriamente dita, visam competição e olimpíadas. Aquela que ocorre na rua, que é explosiva, sem limite, que não tem regra e tudo pode acontecer, a exemplo da agressão que sofri quando era jovem. A academia que eu treinava, bem como todas as demais e de qualquer estilo, não ensinam antídotos para uma agressão real e iminente de qualquer ordem e em qualquer lugar.”



Em virtude disto, desde o prólogo de sua iniciação começou a estudar técnicas próprias de DP por sua forte vocação autodidata, tendo como base estilos antigos de Jiu Jitsu. Como resultado de suas pesquisas podemos destacar os seguintes resultados:



1. A criação de um sistema de DP altamente eficiente e versátil, baseada em domínio pleno contra o adversário: O GOSHIN JITSU DO - Método Novais;
2. A edição e o lançamento da obra GOSHIN JITSU. Este livro pesa nada menos que 3,5 kg, contendo mais de 400 folhas, 3.000 fotos e 6.000 movimentos técnicos. Já foi inclusive indicado ao Guiness Book como o livro de DP com o maior número de técnicas.  Veja como adquirir o livro aqui;
3. A edição e o lançamento do livro DEFESA PESSOAL CONTRA ARMA BRANCA, com 50 técnicas de DP. Veja como adquirir o livro aqui;
4. É fundador e Presidente da FEDERAÇÃO SERGIPANA DE GOSHIN-JITSU-DÔ, Método Novais;
5. Foi alvo de matérias na Revista Grappling (maior revista de lutas corpo-a-corpo do mundo), Programa Fora do Eixo (Globo News) e 5 matérias na Fight Maganize (revista nacional);
6. Ministrou curso de DP na Academia de “CARLOS GRACIE” em Curitiba/PR;
7. Curso de DP juízes da Justiça comum – AMASE;
8. Curso de DP da Liga Sergipana de Judô; e
9. Diversos cursos em academias e dojos de artes marciais.

Como se não bastasse, além de artista marcial ímpar e homem de princípios familiares, o Mestre Antônio Novais Gomes também é um conservacionista, tendo atuado durante muito tempo na preservação de aves exóticas e nativas, além de ser maçon e espiritualista.

À ele os nossos respeitos e agradecimentos.




OSS!

    2 comentários:

    Gonçalves disse...

    Olá.
    O senhor poderia informar se o sensei Antonio Novais tem academia onde ministra aulas?

    Unknown disse...

    Olá
    Quando foi criado o estilo Goshin Jitsu Do?

    Postar um comentário

     
    Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan